terça-feira, outubro 20, 2015

Diário de uma Noiva #5 | Guia prático para noivas - Parte 1

3 comentários:
 
Olá a todas!
Estou de regresso ao tema do casamento. Alguém desse lado também vai casar? 
Pois hoje decidi deixar aqui uma espécie de check list que poderá ajudar todas as noivas (e a mim também!) a organizar o seu grande dia a partir do momento em que são pedidas em casamento. É grande, mas acho que vai ser bastante útil!
Antes, é normal que façam algumas perguntas:
  • Com que antecedência se organiza um casamento? Aparentemente é consensual que o ideal é começar a planear tudo um ano antes ou com seis meses de antecedência. 
  • Por onde começar? Primeiro há que decidir se o casamento será civil ou religioso, pois tal irá condicionar algumas escolhas e toda a papelada. Há também que decidir a data e a hora da cerimónia para, a partir desta referência, conciliar disponibilidade da conservatória, do pároco, da Igreja, do espaço e dos restantes fornecedores.
  • Que papéis são precisos? Quem quiser casar - quer seja civil, católico ou civil sob a forma religiosa - precisa de organizar um processo. Pode encontrar toda a informação no Instituto dos registos e notariado. E não se esqueçam de definir qual o regime de bens que querem adoptar, nomeadamente comunhão de adquiridos, comunhão geral de bens, separação ou outro que queiram estabelecer. 

Tendo esclarecido estas questões e partindo do princípio que se vai preparar o casamento com um ano de antecedência, são estes os passos principais a dar:

Um ano a 9 meses antes:

Fonte: Style Me Pretty de Brklyn View Photography

  • Tenham como prioridade definir o orçamento disponível, bem como decidir se o casamento é formal ou informal e fazer a lista de convidados. Se tiverem disponibilidade financeira, analisem também as vantagens e desvantagens de ter um organizador de casamentos.
  • A partir dessas decisões, tratem de escolher e reservar o local onde será realizada a cerimónia e/ou o copo-d’água. Só com a antecedência de um ano garantem a contratação do local dos vossos sonhos, de acordo com o dinheiro que pretendem gastar. Pesquisem na Internet, visitem locais, falem com amigos que tenham casado recentemente, consultem revistas da especialidade, etc. Não esqueçam que os sábados de junho, julho, agosto e setembro são os mais requisitados e que nesta época os preços são mais caros.
  • Verifiquem se o espaço oferece o serviço de catering ou se precisam de contratar uma empresa externa de catering para festas. Vejam várias ementas, provem alguns pratos e conversem com os responsáveis. Negoceiem preços e proponham alternativas.
  • Escolham os padrinhos e os meninos/meninas das alianças.
  • Contratem um fotógrafo para casamentos. Um ano antes não é cedo demais, acreditem!

Seis meses antes:

Fonte: Style Me Pretty de Sally Pinera


  • Se ainda não escolheram o vestido de noiva, este será o prazo máximo para o fazer. 
  • Vão querer música na cerimónia? Um DJ para animar a festa? Animação infantil para entreter as crianças? Vejam tudo com uma antecedência máxima de seis meses para poderem fazer as escolhas que mais se adequam ao vosso estilo e também à vossa carteira. Quanto mais tarde contratarem, menos opções terão.
  • Decidam quem vai fazer os convites de casamento. Fazem vocês ou pretendem contratar alguém? Neste caso, convém fazê-lo o quanto antes. Podem também aproveitar para mandar fazer o restante material impresso, pois o ideal é que haja uma única imagem gráfica.
  • Está também na altura de enviar o Save The Date. Sabem o que é? Trata-se de uma espécie de “pré-convite”, em que apenas se pede às pessoas para reservarem essa data para o grande acontecimento. Não precisa de ter pormenores, como a hora e o local exacto onde o casamento irá decorrer.  
  • Toca também de pensar na decoração do casamento. Para isso, podem escolher um tema e a partir daí tomarem decisões. A moda do DIY (Do It Yourself) aplica-se aqui lindamente. Quem tem jeito que comece a por as mãos à obra para não estar na véspera do casamento a fazer os últimos retoques.
  • Não esquecer o curso de preparação para o casamento (CPM) para quem vai casar na Igreja. O pároco dá todas as indicações necessárias.

Esta foi apenas a primeira parte! Por isso, se vos falta 6 ou mais meses para o vosso casamento, estejam atentas a estas dicas. Para mim foram muito úteis. Na segunda parte teremos a check-list para 3 meses até ao dia do casamento! 

Este post foi escrito em parceria com a Zaask.

Beijinho e espero que tenham gostado! :)

3 comentários:

  1. Olá Sónia,

    Excelente post obrigada. Infelizmente não vou casar pois o meu namorado trabalha longe mas fiquei cheia de vontade de me casar e organizar tudo. Espero que quando decidir dar esse passo o teu blogue ainda esteja activo pois vais ser uma excelente cabula para organizar o grande dia.

    Um beijinho,
    Maçã e canela

    ResponderEliminar
  2. Super útil! Ainda não cheguei a essa altura da minha vida, mas já li algumas coisas que me vão ser úteis :)
    Messy Hair, Don't Care | Blog

    ResponderEliminar
  3. esse momento é tão especial quando eu casei não tinha quase nada de idéias assim agora são tantas novidades e muita criatividade também né adorei as dicas são valiosas beijokas http://www.estilopropriobysir.com/

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff