quinta-feira, maio 07, 2015

Tenho Eczema, e agora? | Parte 1

10 comentários:
 
Olá olá!
O post de hoje é a primeira parte de um assunto que eu já há muito tempo vos queria trazer. Trata-se do meu problema de pele: o Eczema Atópico! É o meu problema de pele e de muitas pessoas neste país, é talvez dos problemas de pele mais comuns (embora muitas pessoas nem saibam que o têm).
Com estes posts quero trazer-vos uma explicação simples do que é o Eczema Atópico, o que devemos fazer quando suspeitamos que temos esse problema, os cuidados que devemos ter e que produtos podemos usar (tendo como base o que me foi indicado). Não sou especialista na matéria. Venho aqui simplesmente deixar-vos a minha história e a minha experiência com este problema de pele que já me acompanha há anos. Espero poder ajudar mamãs cujos os filhos estão com este problema ou mesmo adultos que, tal como eu, estão a passar por esta situação! Vamos a isso?

 A MINHA HISTÓRIA
Desde pequena que tenho problemas de pele. Em bebé ficava com as bochechas vermelhas e com relevo e ficava com manchas no corpo. Na altura, não se falava disso e era-me receitado umas pomadas para a comichão e resolvia o problema. A minha mãe diz que, enquanto fui criança, ela experimentou 1001 pomadas mas o problema nunca ficava resolvido de vez.
Os anos foram passando e eu sempre tinha qualquer coisa. Se não era numa perna, era num braço, se não era nas costas era na barriga. Havia sempre uma mancha que aparecia e, quanto mais eu coçava, mais apareciam.
Sempre tive pele seca a extra-seca e isso não ajudava em nada. Qualquer coisa me dava comichão e lá voltavam as manchas.
Com o avançar dos anos, comecei a ter rinite alérgica e sinusite: a coisa piorou.
As manchas começaram a aparecer em lugares "fixos". Só apareciam ali e em mais lado nenhum. Começou pelo braço mas depois em vez de aparecer uma, já apareciam duas. Passou do braço para o pescoço, depois para as costas e dei por mim, com manchas no corpo todo! 
Eu tive a real percepção do meu problema quando tive uma crise: todo o meu corpo estava manchado (manchas cor de sangue), e todas elas me davam comichão e ardiam. Não conseguia dormir nem sentir a roupa a tocar-me no corpo! A pele escamava e as manchas estavam quase em ferida.
Tomei a decisão de ir ao Dermatologista (isto foi há uns 3 anos). Como não consegui consulta para logo, tirei fotos ao meu corpo para poder mostrar ao médico. No dia da consulta tinha apenas uma mancha no pescoço e as fotos do telemóvel.
Não precisou nem 2 minutos, e ele disse: Eczema Atópico.
Nesse dia começou a minha luta com este problema de pele. Mudar a minha rotina, a forma como cuidava da minha pele. Tive de comprar novos produtos e perceber que a minha pele era diferente e requeria produtos adequados.
Graças a Deus que melhorei bastante e que, hoje, consigo controlar este maroto! Por isso mesmo, vou deixar-vos aqui a minha experiência.


O que é o Eczema Atópico?
É nada mais, nada menos, do que manifestações inflamatórias na pele. A comichão, a vermelhidão, a escamação, a crosta. É um problema que está associado a quem tem pele atópica (pele alérgica e sensível). Por ser atópico, está relacionado com outros tipos de alergia, como a rinite (é o meu caso). Pessoas com alergias, têm maior tendência a ter este problema de pele.
O maior problema do Eczema Atópico é a prevalência. Ele não desaparece do nada porque está relacionado com a nossa atopia (tendência para alergias), por isso ele acompanha-nos durante a nossa vida.

Como é que ele se apresenta?
Começa por ser apenas uma zona do corpo mais avermelhada mas depois vai ficando mais rugosa, e, por fim, cria uma crosta (relevo).

- Antes de um ano de idade, o eczema atópico afecta as zonas convexas (faces, testa).
- Depois de um ano de idade, localiza-se frequentemente nas pregas (pescoço, cotovelos, atrás dos joelhos, debaixo dos braços).
- No adultose o eczema persistir, o rosto, o pescoço e as mãos são as zonas mais atingidas

O Eczema aparece sempre no mesmo sítio. Ou seja: se nos aparecer uma mancha no cotovelo, aquela mancha, quando voltar, vai aparecer sempre ali.
É, também, quando temos a pele menos hidratada que ele aparece. A pele seca leva a que nós nos cocemos e, daí, aparecem as manchas.
O Eczema Atópico está inteiramente relacionado com a pele seca. Onde está seco, vai aparecer eczema.

O Eczema Atópico é grave?
Se não for tratado, sim é. As manchas podem infectar e fazer danos na pele que ficam para sempre! Pode haver infecções. É muito, muito importante tratarmos da pele, hidratá-la é fundamental.
Ele não tem cura, ou seja, não há um medicamento que se tome e que faça o eczema ir embora de vez. Tudo está relacionado com a forma que cuidados a nossa pele. Só assim o podemos controlar.

Acho que tenho Eczema, e agora?
Aconselho-vos a irem a um Dermatologista. Só ele vos pode dizer se vocês realmente o têm, o que podem fazer e qual a gravidade do vosso caso. Mas para vos ajudar, vou preparar um post com todas as dicas para conseguirem controlar o vosso eczema e produtos que podem usar para ter a vossa pele saudável!

E é isto meninas! Este foi o primeiro de dois posts. Este primeiro foi para perceberam o que é o eczema e se é isso que está a passar-se com vocês. No próximo post vou falar sobre o que podem fazer e usar para controlarem esse maldito problema de pele. Vou dar nome de produtos que uso, o preço, como uso/tomo, onde comprei, etc.
Fiquem atentas!
Beijinhos

10 comentários:

  1. Oi!!

    Ainda bem que vc foi ao médico e descobriu o é né! E que tem tratamento =)

    beijos!

    ResponderEliminar
  2. Também tenho pele seca, sensível e reactiva. De vez em quando chego mesmo a ter crises de urticária e faço alergia a muitos produtos...é horrível!

    http://adorosercomosou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei o que isso é Alexandra. Mas felizmente consegui encontrar os produtos adequados e agora é raro ter crises :)
      No próximo post vou dizer quais são :)

      Eliminar
  3. Super interessante.
    O meu pai tem, vou lhe mostrar o teu post.

    Obrigada

    Muitos beijinhos
    MUAH*
    Blog | Youtube | Facebook

    ResponderEliminar
  4. Eu em vez de manchas cor de sangue faço machas mais claras, que por vezes me dá comichão (costuma dar mais quando aparece ao lado dos olhos).
    Cheguei ao dermatologista uma vez e disse-me que era uma alergia qualquer, receitou uma pomada que só fazia efeito quando aplicada, mas que tinha um limite de 7 dias. Depois fui a outro e este disse-me que tenho dermatite atópica e que agora só hidratando e protegendo...

    Para nós bloggers é mau, porque queremos experimentar tantos tantos produtos, mas nem todos vão corresponder ao que a nossa pele necessita e eu chego até a fazer reacção a alguns :S

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, como eu te compreendo. Dermatite atópica é o mesmo que eczema atópico. Por mais que custe a acreditar, o que controla esse problema é mesmo a hidratação! Andar a saltar de produto em produto e principalmente quando não são adequados à nossa pele só piora a situação. Espero ajudar-te com o outro post que vou fazer :) Beijinho

      Eliminar
  5. Tenho a certeza que vais ajudar muitas meninas com este post, bom trabalho.

    ResponderEliminar
  6. Graça a DEUS que você estar ai dando um grande Testimunho
    de Vitoria e Cura amei postagem e explicando realmente a doença
    e a sua cura amei, maravilhosa bom final de semana
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=3xZdo8xMv34
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff